segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Mantenha-se jovem e saudável


Enviado por Alexandre Jourdan

Sabe-se que o envelhecimento é um processo biológico que pode ser controlado. Há uma série de estudos (* RELAÇÃO DE PESQUISAS ) afirmando que um estilo de vida saudável é uma das chaves da longevidade.

Confira alguns deles:

1. COMA MENOS


Nos Estados Unidos, um estudo comparou cinquëntões que viviam de dieta, com outros, que consumiam, em média, 2 000 calorias por dia. A conclusão foi que o primeiro grupo teve uma expectativa de vida cerca de 30% maior, além de aparentar ser mais jovem do que os congêneres da mesma idade.

2. REDUZA O SAL


Essa medida é importante no tratamento e na prevenção da hipertensão arterial, um dos fatores de risco para doença cardiovascular. Evite mais de 6 gramas por dia, o equivalente a uma colher de chá. 3. CONSUMA VERDES . Vegetais verde-escuros, como espinafre, rúcula e brócolis, são ricos em ácido fólico, uma substância que ajuda a manter a integridade do DNA.

3. DÊ PREFERÊNCIA AOS PESCADOS


Peixes de água profunda, como salmão e anchova, são ricos em ômega 3. Esse poderoso antioxidante, segundo o jornal da Associação Médica Americana, pode reduzir em até 81% o risco de morte súbita no homem.

4. BEBA COM MODERAÇÃO


Estudos mostram que o consumo diário de até duas taças de vinho deve fazer parte da receita para uma vida longa. Até a cerveja, quando consumida moderadamente, pode trazer benefícios à saúde, apontam pesquisas recentes. Tomar água pura é excelente, principalmente se for tomada logo pela manhã ao leventar-se.


5. MODERAÇÃO COM A CARNE VERMELHA


Pesquisa sobre hábitos alimentares em dez países europeus concluiu que o consumo diário de carne vermelha aumenta o risco de câncer de intestino em até 35% . Mas não a evite. Proteínas são essenciais para quem faz atividade física regularmente, substitua-a por peixe, não só porque dão resistência, mas também porque ajudam a tornear os músculos

6. SEJA SOLIDÁRIO


Segundo estudo publicado na revista Psychology Science, dar apoio físico ou emocional a outras pessoas reduz em até 60% o risco de morte prematura no idoso.


7. TENHA FÉ.


Segundo o International Journal of Psychiatry and Medicine, ter uma crença forte em algo ajuda a combater o stress e problemas emocionais.


8. PREFIRA AS COMÉDIAS


O riso espontâneo promove a dilatação dos vasos e melhora o fluxo sanguíneo. Também reduz os níveis de adrenalina e cortisol no sangue e aumenta a liberação de endorfinas, hormônios ligados às sensações de bem-estar e prazer. Quer mais? Ainda emagrece. Estudos da Universidade Vanderbilt, nos Estados Unidos, concluíram que dar boas risadas, por um período de dez a quinze minutos, faz uma pessoa queimar, em média, 50 calorias.


9. MOVA-SE


De acordo com a Associação Americana do Coração, o sedentarismo, por si só, aumenta o risco de doença coronariana em, pelo menos,uma vez e meia. Exercícios diários moderados ajudam a aumentar o tempo de vida qualitativa em até seis anos.


10. MORE PERTO DE UM PARQUE


Um estudo realizado por pesquisadores japoneses concluiu que a expectativa de vida dos idosos que moram próximo a áreas verdesé maior do que a daqueles que vivem cercados de arranha-céus.

11. CURTA O CHOCOLATE


Em pequenas quantidades, ele pode ser benéfico à saúde. Segundo estudo do King's College, de Londres, a quantidade de flavonóidesencontrada em 50 gramas de chocolate é equivalente à de seis maçãs, duas taças de vinho ou sete cebolas. Os flavonóides têm sido apontados como importantes armas no combate aos radicais livres.

12. MANTENHA A MENTE ATIVA


Pesquisas mostram que a doença de Alzheimer tem maior incidência entre as pessoas com baixo nível de instrução. Estudo publicado no New England Journal of Medicine relaciona a leitura, os jogos de cartas e de tabuleiro e as palavras cruzadas com a redução do risco de demência em pessoas com mais de 75 anos.

13. TOME VITAMINAS


Cápsulas de vitamina C são as mais indicadas. Seu consumo ajuda a prevenir a degeneração macular, que afeta 3 milhões de brasileiros e é a maior causa de cegueira em pessoas com mais de 50 anos. Consulte seu médico sobre a dosagem.


14. NÃO PULE O CAFÉ-DA-MANHÃ


Pesquisa do Instituto de Gerontologia da Universidade da Geórgia, nos Estados Unidos, averiguou que os centenários não costumam dispensar a primeira refeição do dia. Inclua na dieta matinal ,cereais, água ou chá e frutas frescas.


15. USE O FIO DENTAL


De acordo com pesquisadores da Universidade Harvard, nos Estados Unidos, a inflamação bacteriana da gengiva, causada pelo acúmulo de resíduos alimentares entre os dentes, aumenta em 72% o risco de doença cardiovascular


16. FAÇA EXERCÍCIOS


Mas evite a prática de exercícios entre as 11 da manhã e a 1 da tarde. Neste horário é quando a produção de adrenalina atinge seu pico. O sangue fica mais grosso do que o normal, a pressão arterial sobe e o batimento cardíaco se eleva. Durante essas duas horas, é maior a probabilidade de uma placa de gordura se romperem um vaso, o que pode provocar derrame cerebral ou infarto no coração.

17. FAÇA SEXO


A atividade sexual traz sensações de prazer e bem-estar, combate o stress, aumenta a auto-estima e ainda queima calorias. Estudos mostram que as pessoas sexualmente ativas são mais saudáveis. Segundo a OMS, o sexo é um dos quatro pilares da qualidade de vida, ao lado do prazer no trabalho, da harmonia familiar e do lazer.


18. SEJA OTIMISTA


Após dez anos estudando como a personalidade de uma pessoa pode influir no aumento ou na diminuição da expectativa de vida, pesquisadores holandeses concluíram que ter uma atitude positiva pode diminuir em até 55% o risco de morte prematura.


19. LARGUE O CIGARRO


Fumantes regulares vivem, em média, dez anos menos e pior do que um não-fumante, além de rejudicar a atividade sexual. Cerca de 90% dos casos de câncer nos pulmões, a neoplasia que mais mata no Brasil, estão relacionados ao tabagismo


20. TENHA UM ANIMAL DE ESTIMAÇÃO

O conselho foi seguido por operadores da bolsa de valores de Nova York, avaliados em um estudo. Foi tão eficaz no combate ao stress que metade deles suspendeu o uso de medicamentos contra a hipertensão. Quem tem um bichinho em casa vai ao médico com menor freqüência, afirmam pesquisadores da Universidade de Cambridge, na Inglaterra.


21. COMA FRUTAS


De acordo com a Organização Mundial de Saúde, esse é o número mínimo de porções de frutas e vegetais que uma pessoa deve comer por dia. A OMS defende que uma alimentação balanceada e rica em vitaminas, fibras e minerais pode reduzir em até 40% o risco de câncer.

22. DURMA BEM

Estudos sugerem que a falta de sono crônica pode ter um impacto negativo nas funções metabólicas e endócrinas. Quando se dorme menos de cinco horas, há um desequilíbrio no metabolismo .

23. SINTA-SE EM CAPRI

Está provado que uma dieta mediterrânea, rica em vegetais, peixes e azeite de oliva, pode afastar doenças como hipertensão, diabetes e obesidade, capazes de encurtar a vida em até dez anos. A pesquisa foi feita com 1 507 homens e 832 mulheres, entre 70 e 90 anos, emonze países europeus.

24. ABUSE DO MOLHO DE TOMATE

(*) Pesquisas conduzidas pelo médico americano Michael Roizen, autor do livro Idade Verdadeira e fundador do Real Age Institute, um dos mais respeitados centros de estudo da saúde e do metabolismo humano, mostram que dez colheres de molho de tomate ingeridas semanalmente podem reduzir pela metade o risco de ocorrência de onze tipos de câncer. O tomate é rico em licopeno, um antioxidante encontrado nos vegetais vermelhos. *esse molho de tomates NÃO É O INDUSTRIALIZADO.

25. INVISTA EM CULTURA.

Depois de acompanhar 12 000 pessoas por nove anos, pesquisadores suecos observaram que, em média, as chances de uma pessoa alcançar a longevidade foram 36% maiores naquelas que cultivavam o hábito de realizar programas culturais, como visitar galerias de arte, assistir a peças de teatro e freqüentar concertos musicais.

26. IMITE OS BRITÂNICOS

Ser pontual é bom mas beber chá é melhor. De acordo com o jornal Phytotherapy Research, o hábito cultivado pelos ingleses pode ajudar no combate à doença de Alzheimer. Estudos indicam também que o consumo de chá reduz os riscos de câncer. O chá verde é o que promete maiores benefícios.

27. VÁ AO OFTALMOLOGISTA

Depois dos 50 anos, a chamada vista cansada se torna ainda mais comum. Com a idade, também aumentam os riscos de glaucoma e catarata. Além disso, alterações de fundo de olho podem indicar a presença de diabetes e hipertensão.

28. TENHA UM RELACIONAMENTO ESTÁVEL

Segundo estudo publicado no Health Psychology Journal, dos Estados Unidos, as pessoas que se mantêm em longas e bem-sucedidas uniões têm uma expectativa de vida maior em comparação àquelas que se casam novamente ou terminam a vida divorciadas. 29. EXPRESSE SUAS EMOÇÕES.
Journal of Clinical Psychology, da Inglaterra, aqueles que manifestam suas emoções por meio de alguma atividade artística, como canto, dança, fotografia, pintura, literatura são mais saudáveis do que as pessoas que não o fazem.

Fontes:

Revista Psychology Science

Journal of Clinical Psychology

Universidade Vanderbilt

Universidade Harvard

Associação Médica Americana

International Journal of Psychiatry

Phytotherapy Research

,New England Journal of Medicine

Journal of the American Medical Association

King´s College

Universidade de Cambridge

Federação Mundial de Cardiologia

Organização Mundial de Saúde

RealAge Institute

Universidade da Geórgia

Universidade de Loma


domingo, 27 de janeiro de 2008

Bola da vez!!!



Hoje é a vez do post no outro blog trilhas sem fronteiras (parte II)

Kiiisses!!!

quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Ai... ai... isso tudo é Dubai!


Dubai faz parte dos Emirados Árabes. Do deserto nasceu uma cidade luxuosa cheia de sonhos e expectativas mas com um detalhe: realização. Sai do papel e constrói a realidade.
E a transformação continua!



Repitam comigo: ai...ai...Dubai! É o suspiro que vocês vão ter!


Além de prédios luxuosos e de deixar arquitetos do mundo inteiro de bocas abertas, existe neste lugar o estilo dinânimo e de se viver em estruturas planejadas. Ilhas, complexos de residências, resorts, diversos shoppings e toda uma infra-estrutura voltada para o turismo internacional com o intuito de transformar o lugar num ícone na história do mundo. Um Estado basicamente novo mas acelerado na economia considerada de ponta.
Faltou-me colocar a foto das Ilhas Mundo formadas por 300 ilhas artificiais desenhando um mapa-mundi. Cada uma representando um país com todas as criações possíveis e imaginárias... entretanto, os ecologistas de plantão já estão de olho... afinal, desenvolvimento rápido geralmente acarreta algum desequilíbrio na natureza.



Complexo esportivo reunindo estrutura de alto nível.



Tem que ter uma praia, né...

Olhei para essa foto e sem brincadeira, sabe o que me chamou atenção? Não parece aquele condomínio recém-construído na Barra, o Le Parc ?! Ah... parece sim... até na cor.




Essas construções abrigam um conjunto de ilhas artificiais chamadas de Palm Islands. Em formato de palmeira, elas já possuem ruas com condomínios planejados como postei acima. Além de residências terão shoppings, marinas, praias especificamente particulares e dentre outras formas de lazer.




Impressionante... o que o Homem é capaz de fazer. E só foram usados materiais naturais como pedras e areia para construírem todas essas ramificações.





Vista parcial de outro ângulo... não existe nada igual. Parece um desenho...




Quando vi essa foto não acreditei na ousadia futurista... inteligência indiscutível do arquiteto que criou isso aí. Percebam o realismo ao acessar o vídeo no youtube do torneio "On The World's Highest Tennis Court" disputado em um heliponto a 211 metros de altura entre o jogador Roger Federer e Andre Agassi. Quem é muito afoito não pode jogar lá não...hehehehehe. Vai longeeeeeeee!!! Entendam o duplo sentido.



O único hotel 7 estrelas do mundo atende pelo nome de Burj Al Arab. Achei interessante a frase utilizada no blog planetin : "Tudo em Dubai é superlativo: os hotéis, o luxo, a beleza natural..."


Demorei a procurar fotos e informações, mesmo que sejam poucas, para este post. Fiquei impressionada como pode existir tanta riqueza num só lugar... desculpem-me o comentário mas ostentar tudo isso com tanta gente passando fome nesse planeta... se todos ajudassem com uma pequena colaboração, o mundo seria muito melhor... equilibrado... e muito mais belo!


É claro que gosto de mostrar todas as formas de beleza. E Dubai é uma delas. Significação da arte e criatividade do Homem.



Esse lugar é sinônimo de mordomias e um turismo pra ninguém botar defeito! Sempre tive curiosidade em obter mais informações sobre a terra do Mohammed.
Existe também o Burj Dubai, a torre ( ou prédio) mais alto do mundo e que ainda vai ser inaugurado. A foto não está aqui, infelizmente...


Pra quem não quer curtir o calorão lá fora pode aproveitar uma outra opção de lazer: o esqui indoor chamado de Ski Dubai. Localiza-se em um shopping (mall of the emirates) e os esquiadores compostos por crianças ou adultos, praticam snowboarding o dia inteiroooo. Lembro-me que aqui no Rio, não sei se foi em Petrópolis e quando eu era bem mais novinha, tinha uma simulação de pista de esqui (só umaaa pista e não tinha neve). Também só fui uma vez... e olhe lá!


Pelo que pude notar, você (já estou te incluindo hehehehehe) vai passeando no shopping (o maior de Dubai) e vendo a galera se divertir na neve através desses vidros enormes. Vi em um blog diversas fotos e no natal eles enfeitam com bonequinhos na neve sentados em cadeiras de praia, fazendo uma espécie de "churrasco" na lenha...
Pensado bem o turista sai do forno externo e vai para uma "geladeira" adaptada ao shopping; calminhaaaaa... as condições climáticas são equilibradas para ninguém ter um "piri-paque"!! Esse povo não brinca em serviço!! Mucho ouro!!



Deve ser legal... acho que capitalizando direitinho vou conhecer esse lugar só aos 80 anos; quando os bisnetos chegarem hehehehehehe!!



O Dubai Marina é uma construção artificial onde também abriga hotéis luxuosos com vista para o mar. "Chiquelélézimoooo"!



Esse é o mega projeto de um hotel (pasmen, resort!) subaquático chamado hydropolis onde os quartos ficarão com vista para vida marinha.



Já pensou dormir e acordar, por exemplo, com um tubarão em cima de você? Sonho de qualquer diver !! Nem preciso dizer que tudo isso aí é... um luxo! Só que essa foto é apenas para se ter uma idéia pois a imagem pertence a outro resort na Flórida denominado poseidon. Acredito que em Dubai não será muito diferente...

Achei interessante essa transformação! Pena que não tenha muito verde, algo que valorizo bastante. Se a segunda foto, tirada em 2005, está completamente modificada, imaginem agora em 2008! Sempre tem uns espigões a mais!


Arquitetura e design arrojados: características de Dubai.


Se quiserem saber mais sobre a valorização de Dubai, é só dar uma lida na reportagem "O Sheik das Mil e uma Noites" no site istoedinheiro. É uma matéria antiga (2005) mas vale a pena ler e ver... de novo!


Fotos:



Leitura:

quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

É só uma voltinha...

Perdida na selva virtual
Estou articulando outro blog mas será apenas uma continuação deste. Pretendo manter dois blogs pelo fato de que, às vezes, lanço duas postagens em um mesmo dia (tem sido raro, né?). Afinal, quando se tem disposição e tempo, assunto é que não falta!

Portanto... estou dando as minhas voltas e "boiando" bastante em alguns itens que eu gostaria (muito) de colocar nos dois blogs (o outro em fase de construção). Não existe aquela expressão " como um peixe fora d'água"? Então... sinto-me dentro desse oceano porém perdida em algumas informações.


Os comentários não entram de jeito nenhum nesse blog... fiquem à vontade para soltarem as opiniões no próximo que vai nascer. "Trilhas Sem Fronteiras Duo" - a missão!!
Fotos:

terça-feira, 22 de janeiro de 2008

O frio do verão!

Que frio é esse?
Circulando pelas ruas do Rio, pude observar os casaquinhos tímidos resgatados dos armários e uma breve lembrança de um inverno que não temos há muito tempo. Segundo o globo de hoje, a temperatura da nossa cidade está baixinha para os padrões da estação. Fico imaginando: um dia faz frio em pleno verão e noutro, um calor de quase 40°, 50° e lá vão os zeros! Gostaria de saber onde iremos chegar com esses picos climáticos, com toda essa confusão de dengue, assombração de febre amarela e um bando de outras desgraças que vem atormentando o nosso Rio de Janeiro! Aliás, procuro nem ler mais as tragédias dos jornais. Que venham as coisas boas! Alguém tem a tradicional "figa" ? Caso contrário, vai ser complicado curtir uma trilha nesse verão...
Foto:

sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Conversando sobre a Serrinha do Alambari

Mil perdões mas não será praia desta vez!
Hoje, em especial a um bate-papo com uma desconhecida sobre a Serrinha (Resende), relembrei das duas vezes em que estive passeando por lá. Um lugar de muito verde e, logo de cara, um grande rio de águas limpas dando boas-vindas na entrada.
Quem vai à Penedo, não pode deixar de ir à Serrinha! É perto e em apenas um dia, dá para ver alguns destaques desse pedaço verde localizado numa área de proteção ambiental (APA), na encosta leste do Parque Nacional de Itatiaia.
O que seria de mim sem essas trilhas? Na próxima viagem, pretendo conhecer alguns caminhos...

Não conheci nenhuma cachoeira nas duas vezes em que estive por lá; não por falta de curiosidade! Infelizmente por falta de informações. Uma pena por não ter conseguido acesso à elas... Hoje em dia com muitos relatos na internet e propagandas de empresas de turismo conseguimos obter mais esclarecimentos. Inclusive, já deve ter mapinhas ou folhetos contendo guias para os turistas; afinal, já tem muito tempo que fiz essas minhas viagens...
A foto acima é de um trecho do Rio Santo Antônio com sua coloração em tom verde turqueza. Outras fotos estão disponíveis na riosulnet. Opção refrescante para este verão!

Além da paisagem vista pelo caminho e do Centro de Eco-Desenvolvimento (estudos sobre projetos a favor da fauna e flora da Mata Atlântica), um dos lugares que visitei foi um pesque e pague na piscicultura trutas da serrinha. Ao chegar, você se depara com uma casa estilo colonial sem imaginar que atrás dela há todo um processo de criação e desova das trutas, peixes da mesma família do salmão. Um ponto turístico muito conhecido na Serrinha e em Penedo.
Há diversos tanques com águas transparentes e cada peixão lindo! Difícil é pescá-los quando não se tem experiência. Há um tanque específico para esta prática onde você pesca e em seguida um funcionário pesa perguntando se o seu desejo é comê-lo ali mesmo ou levá-lo para casa. Trouxe um médio para casa e na época não sabia nem fritar um ovo... imagine arriscar no preparo dessa preciosidade que é a truta! Só me lembro do peixe incluído na minha refeição após a long, long time... do jeito que foi, foi! Rssss.

Se um funcionário de uma lojinha em Penedo não me falasse sobre esse ponto turístico, eu não teria descoberto. É a Pedra Sonora e ela fica escondidinha em um caminho curto da mata, próxima a estrada principal da Serrinha. Da primeira vez, um conterrâneo explicou da maneira dele e voltei para o Rio sem entender o porquê de tanta importância depositada naquela pedra. Já da segunda vez, mais madura "das idéias", voltei por iniciativa própria com sentimento e o significado da Pedra Sonora. Basta apenas tocá-la com jeito para um som ser emitido e, por trás desse ritual, há uma lenda muito especial. Entretanto, a melhor definição está nas palavras do jornalista André Aquino no diario do Vale:


"Segunda a lenda da Pedra Sonora, quem bater na pedra e ouvir seu ronco, fica livre de morrer de desastre, de tiro ou facada. De origem indígena, segundo o historiador Claudionor Rosa, a lenda conta que há muitos anos, naquele local, aconteceu um milagre: os índios Coroados (Minas Gerais) disputavam com os índios locais, os Puris, a posse das terras. Um dia, o chefe dos índios Puris estava fazendo o reconhecimento do local, quando recebeu uma flechada no pescoço. “Ele estava impossibilitado de gritar por socorro, sentindo que ia morrer, ajoelhou-se junto à pedra, deixando seu machado cair sobre ela. A pancada emitiu um som que ecoou pela encosta. Ao constatar o fenômeno, o índio bateu outras vezes com o machado”. Curiosos com o ruído que ouviram, outros índios da tribo Puris não demoraram a chegar ao local, a tempo de salvar o chefe. Desde então, nenhum índio saía para caçar, pescar ou guerrear, sem antes passar pela pedra, bater e pedir proteção contra um possível desastre. Esta lenda foi colhida há mais de 30 anos, na Serrinha do Alambari.
'Esta é um das poucas lendas que virou folclore tipicamente de Resende. As demais são lendas nacionais. Isso mostra a importância da Pedra Sonora ao município', disse o historiador, que afirmou ainda que há outras lendas que envolvem a pedra, mas não tão conhecidas quanto a dos índios Puris."



Fotos:
diario
serrinha

Leitura:
projetomonitor
trutasdaserrinha

quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

Consciência nas adversidades atuais: muita teoria e pouca prática? E o nosso futuro será melhor ou pior?


Sabemos que o calor está aumentando e que as catástrofes estão sendo freqüentes, incluindo surtos de doenças que já não tinham tanta expressividade. Será que o calor tem sido o fator de aumento dessas doenças? Faço essa pergunta porque não sou especialista e tenho minhas deduções...
Lembrei que possuo um exemplar da veja do ano passado (mas o assunto ainda é atual) onde trata da questão do aquecimento global. Concordei no fato de que muitas pessoas estão preocupadas com o clima e outros problemas permanecem um pouco de lado (estou sendo econômica?). Na reportagem, há um quadro comparativo com algumas observações do IPCC e de cientistas céticos. Uma delas afirma a relação de surtos de doenças tropicais com o aumento da temperatura; já os céticos admitem o crescimento de moléstias de acordo com à falta de infra-estrutura e controle sanitário. Agora pergunto: e esse surto da febre amarela no Brasil? As pessoas enlouquecidas nos postos de saúde em SP, RJ... e pelo que foi divulgado, há motivo de preocupação apenas para quem visitará locais de florestas ou mata fechada; fora essa zona de risco, não há necessidade de tomar a vacina. Mas se um carioca voltar de uma dessas regiões infectado, corre-se o risco de um mosquito Aedes aegypti picar este doente e aí dar margem para um surto urbano. Será que o meu raciocínio está lógico? Foi o que entendi em um artigo do doutor drauziovarella.
Virando a página, quero finalizar o post com uma pergunta realizada pela veja ao cientista dinamarquês Bjorn Lomborg para refletirmos se o nosso futuro daqui a 20, 30 anos será melhor ou pior:
"QUE OUTRAS COISAS DEVERIAM SER FEITAS EM VEZ DE COMBATER COM URGÊNCIA O AQUECIMENTO?
Quando um furacão atinge o Haiti, ele é muito mais letal do que quando atinge a Flórida. Isso porque os haitianos são mais pobres e têm menos condições de tomar medidas preventivas contra os danos dessas catástrofes. Se conseguíssemos romper com o círculo da pobreza e investíssemos em mais infra-estrutura em regiões carentes, deixaríamos as populações menos vulneráveis aos efeitos das mudanças climáticas. Fornecer água potável, saneamento, cuidados médicos e educação a todas as populações pobres do mundo, segundo a ONU, custaria 75 bilhões de dólares. É metade do custo anual que os países teriam se conseguissem cumprir 100% de suas metas de cortes na emissão de carbono." ( créditos à revista veja )
Observação => na próxima trilha, virão fotos de alguma praia paradisíaca escondida em algum canto deste mundo... só para amenizar. Afinal, estamos no verão! Que belezaaaa!!
Foto: google

segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Significado das flores



Como eu tinha essas fotos guardadas no meu arquivo e não queria apagá-las, resolvi pesquisar algum assunto sobre flores. Lembrei que eu conversava muito com um florista responsável pelos cenários das novelas da Globo e ficava impressionada com sua riqueza de detalhes e criatividade. Cuidados e significados das flores eram algumas observações que eu tinha em sua loja mas infelizmente perdi o contato com ele. Loja com fachada toda preta e bem parecida com aquelas floriculturas de Nova York. Claro... ele morou lá por muitos anos. Muito dedicado, arrojado e divertido: eram algumas de suas qualidades.
Saudades Victor!
Tendo em vista essa lembrança, dei uma olhadinha nos sites iflorist e easyflowers e selecionei algumas traduções:




Antes de colocar alguns exemplos, quero dizer que os significados não correspondem necessariamente as fotos postadas aqui. Acho que toda flor tem a sua tradução... e não há flores feias neste mundo; o que existe é a beleza na diferença!
Acácia: amor platônico
Amor perfeito:
Artemísia: símbolo da dignidade
Azaléia: fragilidade

Begônia: timidez
Camomila: iniciativa e ingenuidade
Magnólia: beleza esplêndida, dignidade
Hibiscus: beleza delicada
Lotus: mistério, proteção

Petunia: ressentimento
Jasmim: elegância

Tulipa: símbolo do amor perfeito
Tulipa vermelha: declaração de amor
Tulipa amarela: brilho no sorriso
Violeta: modéstia e simplicidade

Rosa vermelha: amor
Rosa (cor rosa): felicidade, carinho
Rosa escura: espírito de gratidão
Rosa branca: inocência e pureza
Rosa amarela: amor ressentido, cuidados, amizade
Rosa branca com vermelha: união

Orquídeas: amor, beleza, refinamento, requinte
Papoula: fertilidade
Lírio: pureza
Flor de pessegueiro: amor do casal

Margarida (Daisy): inocência, juventude
Girasol (Sunflower): poder, altivez
Dália: delicadeza

"Perfumes are the feelings flowers" -Heinrich Heine (The Hariz Journey)

Fotos:

Não é sonho. É realidade!

Hoje assisti a um programa da tvbrasil chamado "Decola" e fixei meus olhares em Maragogi (litoral norte de Alagoas). É um lugar lindo, paradisíaco e bem a cara do brasileiro! Vendo algumas fotos e vídeos no youtube pude conferir a euforia que este lugar nos dá!
Nessa piscina natural... sentindo a brisa... e a água morninha (pelo menos nas praias de Natal é assim!). Efeito transparente como um aquário! Se eu estivesse aí... ficaria o dia inteiro... nadando... mergulhando... e depois...
voltaria triste para casa!! Rs!

OLHAI esta foto! Estar neste lugar deve ser inesquecível... ôÔÔ sosssego... esquecer os problemas e exaltar a natureza. O nosso Brasil tem de tudo! Praias lindas, florestas exuberantes, desertos, etc. Vamos pensar nas coisas boas que o país nos oferece e acreditar que vale ser brasileiro! Essa beleza é NOSSA!

Até a próxima viagem virtual!!