sexta-feira, 31 de agosto de 2007

Rumos com afeto




O programa sobre o destino de animais apreendidos, abandonados ou de circo do Globo Repórter, desta sexta-feira, foi surpreendente. É segunda vez que escrevo e em seguida um programa é divulgado ou uma matéria é difundida sobre temas semelhantes. O último post não foi escrito a respeito de maus-tratos de animais mas referente a vida deles em nosso planeta. Sobre carinho, consideração e alguns pensamentos pertinentes aos animais domésticos e selvagens.
A Globo mostrou uma parcela da realidade que essas criaturas indefesas são obrigadas a se submeterem por falta de opção. Isso dói o coração. Doeu e muito, assistir aos bichinhos com seqüelas e alguns ainda com olhinhos tristes, resultado de sofrimentos abafados durante dias, meses e... anos.
Como nem tudo nessa vida é desamor, ainda existem pessoas que respeitam esses seres com sentimentos honestos e como eles merecem ser tratados... fazendo-os receber de volta o aconchego ou contato pela primeira vez com um mundo humano e diferente de tudo o que já passaram naquela vida danosa.
O blog está fazendo uma apuração sobre essas pessoas do bem e um desprezo para os indivíduos sem alma. Tenho nojo de rinhas, circos que se "beneficiam" de animais, venda ilegal de animais, bichanos enjaulados e engaiolados criminosamente. Não sou de polemizar mas convenhamos.... quem assistiu ao programa sabe do que estou falando! Fora o que vemos diariamente.... animais abandonados, maltratados, atropelados... ados...ados...
Poxa gente.... não tem explicação para tal atitude. Lembrei de algo que li em site e comentado também na reportagem: antes de adquirirem (comprado ou dado) façam uma auto-reflexão sobre a real necessidade de se ter um animal de estimação. E esses circos sem coração? Qual é a graça de usarem e abusarem de um animal, descartando-os como se fossem meros sapatos velhos ou alimentos estragados? Minha filha nunca conheceu um circo que trabalhasse com animais. Sempre detestei. E essas feiras que vendem animais ilegalmente? Quando pequenina, cheguei a ir uma vez para nunca mais. Não é à toa que o meu mau-humor fez meus familiares irem embora rapidamente. É única lembrança que possuo desta fase 4-5 anos (talvez menos). Foram poucos passos e algo ruim me cercava. Muito criança, não pude identificar. Chorei compulsivamente e a imaturidade não me fez compreender tal pavor. Hoje em dia entendo que foi decorrente de uma reação repugnante aos vendedores ignorantes e sem sentimentos. Enxerguei aqueles animais tristes acorrentados com ou sem gaiolas e muita gente passeando no local. Senti-me uma estranha mas aliviada ao chegar em casa por não ter obtido um animalzinho naquelas condições proibidas... um papagaio com uma corrente na perninha (não sei se eram as duas ou em apenas uma). Ninguém entendeu a minha reação. Várias crianças implorando, adorando e compartilhando alegrias ao verem diversos bichos em plena feira "livre". É por isso que me senti muito esquisita... acuada... todos os pequenos admirando e querendo levar para casa e eu...só chorava dizendo não! Um não sofrido e morrendo de pena daqueles animais.... peito apertado mas sem saber explicar.... desejando soltá-los daqueles humanos desalmados e permitir aos animais a liberdade para seus ninhos, florestas e rios. De volta pra casa...
Portanto, respeitar os animais é uma das missões que Deus deixou em nossas vidas. E quem ignora uma Lei Divina... recebe as punições na Terra.


"É só o amor...
é só o amor...
que conhece o que é verdade
O amor é bom...
não quer o mal...
não sente inveja ou se envaidece"
Monte Castelo (Legião Urbana)


************


"Mudaram as estações...
E nada mudou...
Mas eu sei...
Que alguma coisa aconteceu...
Está tudo assim tão diferente..."
Por Enquanto (Legião Urbana)

Fotos: posterlovers.com
Google

quarta-feira, 29 de agosto de 2007

Animais domésticos e selvagens



Animais domésticos ou selvagens precisam do mesmo amor. E o maior sentimento se projeta em dar liberdade necessária para o seu
desenvolvimento. Nada de jaulas, gaiolas, cercados ou qualquer coisa que possa limitar a vida desses animais. Criando-os em um local fechado, modificam-se as buscas naturais pelo alimento e sobrevivência. Nada mais encantador do que observá-los em seu habitat natural...




Animais domésticos são aqueles que possuem uma vida atrelada ao convívio do comportamento humano. Bem tratados e tendo suas individualidades respeitadas, formam uma ótima companhia ao Homem. Nos fazem preencher sentimentos de afeto, alegrias e cumplicidade.


O amor vence barreiras e fronteiras...

Hummmm... que soninho gostoso....


As diferenças na natureza existem mas os valores são os mesmos: respeito e humildade

Uff...uff... descansar é preciso...

Animais silvestres ou selvagens são aqueles que permanecem no ecossistema... livres, leves e soltos!


Eiii... te conheço?!

O amor desses animais, independente de suas classes, nos traz paz de espírito e na Terra

"O grande desafio atual é conferir centralidade ao que é mais ancestral em nós, o afeto e a sensibilidade. Numa palavra, importa resgatar o coração. Nele está o nosso centro, nossa capacidade de sentir em profundidade, a sede dos afetos e o nicho dos valores. Com isso não desbancamos a razão mas a incorporamos como imprescindível para o discernimento e a priorização dos afetos, sem substitui-los. Hoje se não aprendermos a sentir a Terra como Gaia, não a amarmos como amamos nossa mãe e não cuidarmos dela como cuidamos de nossos filhos e filhas, dificilmente a salvaremos. Sem a sensibilidade, a operação da tecnociência será insuficiente. Mas uma ciência com consciência e com sentido ético pode encontrar saidas libertadoras para nossa crise." - Fragmento do texto "Resgatar o coração" do site www.leonardoboff.com



As diferenças silvestres estão nos detalhes.... preserve deixando-as livre!


Uma
espécie preservada e respeitada é como uma jóia.
A perversidade de alguns humanos está deteriorando esse patrimônio ambiental em função da ilegalidade. NO Biopirataria. NO tráfico de animais.
Fotos: Google (todos os créditos destinados aos responsáveis pelas fotos)

segunda-feira, 27 de agosto de 2007

ECO LIVING: Cultive um pedaço da natureza em casa


É muito importante ter a natureza por perto, mesmo que seja representada apenas em um vaso de planta. Costumamos comprar aleatoriamente plantas ou mudas que deêm flores e, em alguns casos, elas adquirem certos tipos de pragas ou doenças, não se adaptam ao clima e dentre outros motivos, acabam morrendo; não por falta de cuidados! Geralmente por não sabermos determinadas técnicas básicas que nos fazem cuidar dessas plantas de forma correta.

Ao começar por um belo regador... um grande ou pequeno dependendo da extenção do jardim, vasos de plantas, pequenas jardineiras e por aí vai! Achei um bastante ecológico: evita o desperdício de água e é composto de uma garrafa PET (foto pertencente ao site: designboom.com).

Plantas em casa transmitem paz....



As regas são periódicas mas cada espécie requer uma forma distinta. Às vezes, uma plantinha acaba morrendo pelo excesso e é muito importante consultarmos sites, revistas ou até mesmo pessoas especializadas. Chácaras, garden centers e empresas de paisagismo ou jardinagem são boas opções.

" Raízes encharcadas hoje tornam-se podres amanhã. É preciso estar atento para isso."
Existem plantas que não precisam ser regadas todos os dias e, dependendo da quantidade, se faz necessário molhar pouco ou o suficiente (de acordo com o tamanho). Jamais excessos!

Um passo para o cultivo de plantas em vasos, jardineiras e canteiros é o adubo. É necessário calcular a quantidade certa para não prejudicar o desenvolvimento e saúde das folhas, caule e outras partes da planta. Na medida certa, algumas espécies tornam-se preparadas para dar flores na primavera e no verão.
Terra fofa e drenagem correta, como colocar pedrinhas ou cascalhos no fundo do vaso contribuem para o crescimento saudável da planta.

"Falta ou excesso de água dificulta a absorção de nutrientes"


"O espaço entre as plantas e a qualidade do solo são fatores essenciais para o bom desenvolvimento das raízes"(coocerqui.com.br)

Em um mesmo canteiro é preciso dar o espaço de, no mínimo, um palmo entre as plantas para elas crescerem harmoniosamente e com estímulo saudável.
Sempre coloquei umas plantinhas chamadas Kalanchoe, vendidas em supermercados, em canteiros improvisados e apertados. Entretanto, isso não é correto pois há uma sedução errônea de que jardim bonito é aquele com mudas plantadas lado a lado e beeeem juntinhas. Aprendi e não caio mais nessa!


Todo jardim inspira enfeites que contribuam com a paisagem ou o cenário que habita em nossas casas ou apartamentos. Existem muitos tipos que fazem parte dessa decoração como, por exemplo, as casinhas para passarinhos. O ideal é a espontaneidade dos pássaros em entrar ou sair delas; no caso de outra finalidade (prender ou outra coisa parecida) não tem a menor graça!


Mas a graça está na criatividade dos artistas que fazem deste atrativo, um belo recanto para esses pequeninos diversificarem seus trajetos. Lanchonete para pássaros? Só na imaginação! O buraquinho redondo se localiza na porta e a festa, lá dentro, é por conta deles!

Passarinhos descolados também merecem atenção....rss.... vejam esta invenção! "Surfbirds" na área!!

Esse é um modelo tradicional mas para os animais tudo é diversão, desde que o Ser Humano colabore com a natureza.


Essas latinhas decoradas são muito bonitinhas.... iluminadas e delicadas ao ambiente. São do site terraviva.com

Mais um objeto bem integrado ao jardim!

O post termina por aqui...
Um breve estímulo de amor à natureza.
Plant a tree. Plant flowers. Plant a hope in the world.

Fotos: Google
Fontes: casadacris.uol.com.br
vivaterra.com
green-house-plan.com

quarta-feira, 22 de agosto de 2007

Florestas em perigo

INCÊNDIO FLORESTAL NO PARQUE NACIONAL DE ITATIAIA



De acordo com o site do O Globo, bombeiros trabalharam durante toda a noite no combate ao fogo em uma grande parte da mata pertencente ao Parque Nacional de Itatiaia (PNI). Pela foto, a destruição atingiu regiões de difícil acesso...
INCÊNDIO FLORESTAL NO PARQUE NACIONAL DA SERRA DO CIPÓ (MG)






Também foi divulgado, nos principais jornais de hoje, a notícia sobre um incêndio devastador no Parque Nacional da Serra do Cipó, em Minas Gerais. Segundo o site da Folha, bombeiros, funcionários do IBAMA , equipes do IEF (Instituto Estadual de Florestas) trabalharam arduamente para conter o fogo. Cerca de dois mil hectares da área preservada ficou destruída. E agora?
Vivemos em um momento de preservação constante. O reflorestamento já se faz como uma atitude que tem pressa. Fatalidade ou atitude premeditada? Plantas e diversos animais acabam não sobrevivendo ao desastre ecológico. Imagine o sofrimento desses animais que não puderam fugir....



DESMATAMENTOS RECORRENTES NA AMAZÔNIA




O outro assunto abordado na Folha é o fato de supostos projetos camuflados em sustentabilidade na Amazônia. Ninguém agüenta mais tanta hipocrisia e falsos argumentos por parte de alguns espertalhões. "A Amazônia há muito tempo está sob ameaça de grandes empresas; as madeireiras devastam a floresta densa antes que os fazendeiros se instalem nas terras para criar gado, criar imensas plantações de soja e exaurir o solo." - ( Folha 21/08/2007)
O cenário vai e volta... e cada vez mais a floresta tropical amazônica apresenta focos de clareiras, assentamentos e desmatamentos irregulares. Entretanto, há casos de pessoas que lutam defendendo o território e acabam morrendo injustamente.
Seres Humanos insensíveis estão exterminando os recursos naturais que sustentam uma boa parte da vida do planeta. Será que esse povo traiçoeiro não se preocupa PELO MENOS com seus futuros filhos, netos e as próximas gerações?!



Fotos: Google
PNI - Site do IBAMA
Fontes: O Globo, Folha Online

terça-feira, 21 de agosto de 2007

Retificando o link abaixo:
Site: www.amnh.org
Artigo deste site mencionado: "Frogs: A Chorus of Colours"

A vida curiosa de alguns ANFÍBIOS

Sapos... pererecas... rãs. Esses bichinhos possuem aspectos bem interessantes! Durante a estação do INVERNO, algumas espécies tem o seu metabolismo diminuído, podendo o coração deles até parar... pelo menos foi o que eu entendi no artigo amnh.org
Algumas rãs suportam temperaturas muito elevadas durante o período de hibernação. Existe também um tipo de rã que pode sobreviver durante semanas com 65% de seu corpo congelado. Ela usa uma quantidade maçica de glicose presente em seu sangue como um tipo de anticongelante que concentra em seus órgãos vitais, protegendo-os de possíveis danos.

Existem várias formas de reprodução desses animais porém existe uma bastante atípica onde a rã engole e fertiliza os ovos. Os futuros sapinhos ficam em seu estômago até 8 semanas e depois nascem de sua boca. Ou seja, os ovos são engolidos e o estômago da provedora torna-se um tremendo "bercário". Neste caso, são chamadas de ovovivíparas. Rssssss.... bonitinho! Mas não sei como deve ser esse processo... são todos os ovinhos que se desenvolvem dentro do corpo da mãe ?! E eles nascem em seqüência?! Quem souber, envie-me um e-mail!





Quando pensamos na "moradia" dos sapos, rãs ou pererecas lembramos apenas dos lagos, rios ou brejos. Nessa pesquisa, descobri que existem algumas espécies que vivem no DESERTO e esperam pela chuva aproximadamente até 7 anos.



Os sapos desempenham um papel importante no ecossistema. Eles ajudam na agricultura se alimentando de diversos insetos. Portanto, geram um grande poder de controlar pragas agrícolas. Esses animais também são considerados como as primeiras vítimas no caso de sinal de poluição ou outras mudanças ambientais, constatando um verdadeiro aviso para o ecossistema em perigo.






Camuflando no ambiente....


Outros tipos de sapos são coloridos justamente para afastar predadores com sua pele tóxica e venenosa. Esses animais produzem uam espécie de "repelente" contra os possíveis inimigos.


Mas será que todos os sapos coloridos possuem esta função?
















Quando eu era pequena fiz a proeza de levar alguns girinos para minha casa com intuito de cuidar e protegê-los dos ataques de bichos maiores. Cabeça de criança... inocente... planejei um "resgate" ao retornar na floresta, crente que estaria fazendo um bem maior. Mas esta não foi a única história! Já salvei formigas, lagartas, aranhas, insetos (rsss) mas o episódio dos girinos foi um aprendizado. Quando eles chegaram de balde em minha casa, havia toda uma infra-estrutura à espera deles. Fiz quaaaase um SPA anfibiológico!! Um pote de plástico transparente imitando uma piscina, com degrau para eles pularem na fase de crescimento (tudo foi pensando nas estripulias deles) sabendo que, ao atingirem a etapa adulta, retornariam à floresta. Nesse "paraíso" também tinham várias plantinhas, pedras, terra no fundo... um cenário da natureza na varanda do meu quarto. O dias foram se passando e fui estendendo a diversão deles acerca da piscina improvisada. Mais potes, pedras grandes, cascatinhas artificiais, escorregas, escadinhas de brinquedo. Lá eles eram reis! Maaaaaaass... eu não sabia que tudo seria tão rápido. A água era trocada várias vezes (pela mesma água do lago, de onde eles vieram) para ficar limpinha e a comida farta... com mosquitos e plantinhas trazidas do seu habitat.


E aí... foi aquela festa! Começaram pelas patas traseiras... foram engordando, encorpando e ficando bastante espertinhos. E tudo foi muito rápido, contradizendo as minhas previsões. Não sabia que esta fase era curta. Recordo que nem todos cresciam na mesma linha de tempo; em alguns, já despontavam as patas dianteiras. Estes mais desenvolvidos já buscavam novos horizontes tentando sair do pote, ficar em cima das pedrinhas...
A última recordação foi quando fiquei preocupada e resolvi tomar uma atitude: devolvê-los antes de se tornarem sapos. Desde pequena, nunca fui fã de gaiolas, locais fechados ou qualquer tipo de limitação para os animais e a partir daquele dia, comecei a ter minhas primeiras noções de ambiente... percebi que apesar de todos os cuidados, aquele não era um espaço adequado para se criar....sapos em liberdade!
Rapidamente foram devolvidos ao lago da floresta, já quaaaase todos pulando, e para que não perdessem seu papel importante no ecossistema. Lindo, né?
Infância bem lembrada e colada à Floresta da Tijuca.


Dizem que ter um objeto de decoração em formato de sapo dá sorte, principalmente aqueles que possuem uma moeda na boca. As pessoas consideram como um bom talismã. Para mim, sorte está acima disso tudo. E reservei uma frase que se encaixa neste propósito:
"SORTE É O MERECIMENTO POR BONS ATOS PRATICADOS EM NOSSA VIDA"
(não consegui identificar o autor)
Fotos: Google
Fontes: www.amnh.org

segunda-feira, 20 de agosto de 2007

A moda das roupas sustentáveis



Das garrafas PET...

... aparecem novas idéias!!





Dos bambus...


... surgem novas esperanças!!


As novas matérias - primas para confecção de blusas e camisetas estão seguindo a tendência da nova era ambiental. Fibras de bambu e PET reciclado estão fazendo sucesso neste mundo têxtil. Quando li pela primeira vez não consegui deduzir o processo na produção de vestuários femininos e masculinos. Fiquei imaginando como seria compor uma blusa através de uma garrafa PET, um elemento sólido que não possui a mesma textura de um fio de algodão. A primeira idéia que nos vem à cabeça é o formato da garrafa com a maciez do algodão. Entretanto, existe todo um sistema especial capaz de transformar essas garrafas de plástico em modelos de roupas ecológicas. Foi com este estudo que surgiu o Projeto Alya ECO unindo inovação tecnológica, responsabilidade social e transformando-se numa marca importante que vem desenvolvendo um trabalho desde 1996, segundo um artigo no site Recicláveis = reciclaveis.com.br/noticias/00107/010705jeans.htm.
Quanto ao bambu, também recebi a notícia com o mesmo aspecto de curiosidade. É uma planta que possui seus próprios componentes bactericidas e ainda oferece proteção contra os raios UV como apresentada em algumas roupas. Se por um lado esta planta está conquistando fabricantes de roupas, por outro o bambu apresenta alguns motivos cuidadosos conforme notícia publicada no site Terra (ciência): "... enquanto a demanda mundial aumenta cada vez mais, a oferta de bambu escasseia. Planta que em geral floresce apenas uma vez a cada 60 ou 120 anos e depois morre, sua propagação por meio de sementes é difícil. E cultivar bambu por enxertos de plantas existentes é notoriamente complicado."
É preciso cuidar do planeta e se preocupar cada vez mais com os recursos utilizados não só em peças de vestuário mas como em combustíveis, casas e outros objetivos afins. Acima desta preocupação também está a COERÊNCIA. Cito muitos exemplos dignos embora noutro dia ao ver embalagens chamativas de determinados produtos chamados ecológicos, refleti: será que vai haver um abuso nessa questão sustentável? Daqui a um futuro próximo tudo se tornará verde, reciclado e em nome da natureza mas será que tudo o que veremos terá um cunho ecologicamente correto? Eis a questão!!



Fotos: malha ecológica - casaco da Speedo com fibra de bambu

malha ecológica - camiseta Mizuno com fibra de garrafa PET
Demais fotos: Google, www.dreamstime.com